sábado, 28 de abril de 2012

A importância do chi kung no Tai Chi Chuan - Wong Kiev Kit

O desenvolvimento da força interior


Tai Chi Chuan sem chi kung não é Tai Chi Chuan, pois nesse caso o Tai Chi Chuan se resumiria a um tipo de exercício suave que talvez oferecesse alguns benefícios em termos de circulação do sangue e divertimento, mas provavelmente não traria a vitalidade e a clareza mental geralmente atribuídas ao treinamento do Tai Chi Chuan

Saúde, combate e espiritualidade

Os estudantes de Tai Chi não podem se defender se praticarem apenas as posições do Tai Chi. Se desejarmos uma defesa pessoal eficiente, teremos de desenvolver a força interior e praticar as aplicações de combate dessa arte marcial. Sem a força interior, não podemos desenvolver nem mesmo uma boa saúde. E a preocupação com a saúde é outra importante razão, além da defesa pessoal, pela qual as pessoas praticam o Tai Chi Chuan. Sem a força interior e as aplicações de combate, O Tai Chi degenera para uma dança; graciosa e elegante, é verdade, mas nada mais do que isso. [.....] Na verdade, o chi kung do Tai Chi e a força interior do Tai Chi muitas vezes são usados como sinônimos, embora tecnicamente falando, o chi kung seja o método, enquanto a força interior é o efeito produzido por esse método.
O chi kung, que literalmente significa " a arte da energia", é um termo abrangente que se refere a centenas de sistemas de treinamento que desenvolvem a energia cósmica para diversas finalidades, principalmente relativas à saúde, a eficiência em combate, à expansão da mente e ao aprimoramento espiritual. É digno de nota o fato de que tanto a pronúncia quanto a palavra chinesa para chi no termo chi kung sejam diferentes daquelas do Tai Chi Chuan. Chi kung é pronunciado "ch'i kung" e é escrito qigong, em chinês românico, enquanto Tai Chi Chuan é pronunciado como "T' ai Ji Chuan" e é escrito Taijiquan. Todavia para a conveniência dos leitores ocidentais, aqui é usada a grafia românica para ambos os termos.
O treinamento do chi kung como parte integrante do Tai Chi Chuan é essencial não apenas para a defesa pessoal eficaz, mas também para a boa saúde. Tai Chi Chuan sem chi kung não é Tai Chi Chuan[.....].
A principal conquista do Tai Chi Chuan é o desenvolvimento espiritual, que eleva a arte, como por exemplo o kung-fu shaolin, muito acima  do nível das artes de combate comuns. O desenvolvimento espiritual no Tai Chi Chuan está intimamente relacionado , ou é sinônimo, do culto taoísta, que não é religioso, pois não envolve dogmas ou adorações e pode ser praticado por pessoas de qualquer religião.O culto taoísta [....], compreende três estágios, ou seja cultivar o jiing (essência) para tornar-se chi(energia), cultiva o chi para tornar-se shen (espírito) e cultivar o shen para retornar ao cosmo. o Chi kung é pois, a ponte que liga o físico(jiing) ao espiritual (shen).



O Livro completo do TAI CHI CHUAN- Wong Kiew Kit- A arte do Tai Chi Chuan, exercita o corpo e a mente com suavidade, regula o fluxo de energia e pode ser usada para beneficiar a saúde e aumentar a longevidade, além da defesa pessoal. Os mestres do passado empregavam o Tai Chi Chuan para cultivar o espírito.O escritor é a quarta geração na linha de sucessão do monge Kiang Nan do Mosteiro Shaolin e grão mestre do Instituto Shaolin Wahnam de Kung-fu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário